Melhorar o presente e preservar o futuro
"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais" ("O Nosso Futuro Comum", Relatório Brundtland)
Nós definimos de uma forma mais simples:
"Sustentabilidade é melhorar o presente e preservar o futuro"
Muito se fala em sustentabilidade nas empresas. Mas e as propriedades rurais? Para as empresas, a sustentabilidade é importante para garantir acesso aos mercados, valorizar os produtos, envolver os funcionários, ter fidelidade dos consumidores. Nas empresas rurais a mesma demanda está surgindo, pois a pressão da sociedade para que a agricultura seja sustentável é crescente. Assim, há uma crescente pressão, demanda e interesse dos governos e das empresas por sustentabilidade na área rural.
Entretanto, sustentabilidade não se trata só da parte ambiental. A sustentabilidade envolve também o lado social e o econômico. Por isso, propriedades rurais sustentáveis, além de contribuírem para a conservação da natureza e dos serviços que os ecossistemas provém para a economia e a sociedade, precisam também contribuir para a economia e atender aos requisitos da legislação trabalhista, ter uma boa relação com seus funcionários e com as comunidades no seu entorno.
Assim, sustentabilidade tem a ver com:
- Ecologia
- Economia
- Colaboradores
- Comunidade e sociedade
É produzir e conservar de forma complementar, gerar produtos agropecuários e serviços ecossistêmicos, respeitando e valorizando seus colaboradores, e se relacionando de forma positiva com as comunidades em que a atividade econômica rural está inserida.