segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pacto pela pecuária sustentável

Acordo entre o Ministério Público Federal e as grandes redes de supermercados, por meio da Abras, ganha prêmio Inovare ao buscar garantias de que a carne vendida nas lojas não vêm de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Além disso, a iniciativa visa excluir a carne produzida em áreas onde há trabalho escravo.

Leia mais nesta matéria da Agência Brasil.

A iniciativa tira vantagem de um aspecto do setor de supermercados do Brasil: a sua concentração e internacionalização. As grandes redes concentram a maior parte dos supermercados e são ligadas a cadeias globais de supermercados que ficam constrangidas em participar de cadeias de produção e consumo tão atrasadas como vinha sendo a cadeia da carne. Desde de 2009, por meio dessa pressão internacional, a coisa vem mudando. Não somente os mercados pressionam, como também os grandes frigoríficos e os financiadores desses empreendimentos.

Ao mesmo tempo em que os supermercados saem na frente dos consumidores, eles também começam a formar um novo tipo de consumo. É um desafio num país em que uma grande massa de consumidores que até pouco tempo procurava somente o mais barato. Escolher a origem da carne é um ato nobre de busca de uma qualidade que vai além do que o corpo desfruta. Tem a ver com a consciência.

Por isso, o prêmio é significativo e importante, e deve ser valorizado pelo consumidor e pelo cidadão, que, no fim, são a mesma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja quem curtiu no Facebook. E você? curtiu?

+ lidas